Prefeitura de Laranjeiras do Sul
Getel Instaladora
Grupo de Whatsapp Fatos e Boatos do Iguaçu
Type Here to Get Search Results !

MIGD

MIGD

Mais sabor, menos açúcar: merenda passa por reformulação nas escolas municipais




Laranjeiras do Sul, 01 de Novembro de 2025


As novas receitas estão em testes visando o ano letivo de 2026



Para as crianças crescerem e se desenvolverem com saúde e qualidade de vida, a alimentação é um item muito importante. Por isso, o Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Laranjeiras do Sul por meio do trabalho da nutricionista Joselaine de Miranda Almeida, o IDR-Paraná com a atuação de Daniela Ragazzon e a Secretaria de Agricultura com Amabile Trento estão desenvolvendo alimentos mais saudáveis, seguros e que respeitem a regionalidade agrícola.



Essa iniciativa está de acordo com o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e com a resolução de nº 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que proíbe o uso de açúcar no preparo dos alimentos para crianças de até 3 anos nas unidades de ensino. Assim, as nossas escolas vêm reduzindo o envio de açúcar aos CMEIs que atendem a educação infantil e os anos iniciais (1º ao 5º ano).



Foram realizadas formações com os agricultores familiares locais, que fornecem parcela significativa dos alimentos adquiridos e os estudantes do curso de Engenharia de Alimentos da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) desenvolveram receitas sem adição de açúcar para alimentação escolar a partir da realização de atividades na Escola Municipal Água Verde para compreender as preferências e a rotina escolar das crianças, bem como o preparo dos alimentos pelas merendeiras.



E na quinta-feira (30) foi realizado o teste de aceitabilidade com os alunos do CMEI Adelina Dutra Boeira, que se deliciaram com cupcakes, geléias, entre outras receitas visando o ano letivo de 2026. Com essas ações, a administração municipal reafirma seu compromisso de oferecer uma alimentação escolar nutritiva, segura e alinhada às legislações vigentes, contribuindo para o desenvolvimento saudável das crianças e a valorização da agricultura familiar local.













Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Não permitimos Spam. Todos os comentários são aprovados pelo administrador.

MIGD

Publicidade

angulos-doces