Laranjeiras do Sul, 10 de Setembro de 2025.
Com foco na valorização da vida, a Administração Municipal de Nova Laranjeiras, por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, iniciou uma ampla programação do Setembro Amarelo 2025, mês dedicado à prevenção ao suicídio. As atividades envolvem crianças, adolescentes, idosos e toda a comunidade, promovendo informação, acolhimento e reflexão sobre a importância da saúde mental.
A programação teve início no dia 8 de setembro e segue até o dia 12 nas escolas da Terra Indígena Rio das Cobras, em parceria com o DSEI. No próximo dia 15, todas as escolas da rede municipal irão trabalhar o tema “Valorização da Vida” com alunos do ensino infantil e fundamental I. Sendo que cada professor adaptará a abordagem conforme a faixa etária, e os estudantes receberão cerca de 900 lembrancinhas chamadas “Pílulas de Alegria” – frascos com confeitos coloridos acompanhados de mensagens de incentivo.
Para os alunos do fundamental II e do ensino médio, está programado um ciclo de palestras com psicóloga e equipes das ESFs, levando a reflexão sobre saúde mental a diferentes escolas da sede e do interior.
Segundo a Secretária de Saúde, Raquel Bones dos Reis Mufatto, o objetivo das ações é “fortalecer os vínculos comunitários, estimular o diálogo e conscientizar sobre a importância de pedir e oferecer ajuda, reforçando que a vida sempre deve ser valorizada”.
As ações também contemplam os idosos, especialmente aqueles em uso de medicação controlada. Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, estão sendo realizados encontros em grupos da Sede, Rio Guarani, Divisor, Guaraí, Rio da Prata e Paif/Paiquerê. Essas atividades, que acontecem de 9 a 17 de setembro, envolvem rodas de conversa e reflexões sobre autocuidado e bem-estar.
No dia 12 de setembro (sexta-feira), acontece uma grande ação de sensibilização em frente à Lanchonete Tia Mari, nos turnos da manhã e da tarde. Haverá panfletagem, orientações e entrega de materiais educativos, além de uma cabine especial com espelho e mensagens reflexivas, convidando os participantes a reconhecerem-se como pessoas de valor.
Durante todo o mês, caixas decoradas com mensagens de valorização da vida estarão disponíveis em repartições públicas e unidades de saúde, acompanhadas de uma bala simbólica como gesto de cuidado e incentivo. Também será produzido um vídeo institucional com a participação de profissionais da saúde, trazendo mensagens de acolhimento e motivação, que será divulgado nas redes sociais da Prefeitura. Além disso, todas as unidades de saúde estarão decoradas com a temática do Setembro Amarelo.
Nova Laranjeiras, Cidade Viva.